terça-feira, 23 de dezembro de 2014

E você? Você é tímido?



Marlene Monteiro*

Timidez, também chamada de acanhamento, é o desconforto que os indivíduos sentem, por vezes, quando tentam interagir com outras pessoas. Esse mal estar é geralmente caracterizado por excessiva preocupação com o pensamento, com a reação e com a atitude dos outros. Isso conduz à inibição, uma espécie de paralisia do processo de comunicação, comprometendo a realização dos objetivos e, portanto, empobrecendo a qualidade de vida da pessoa.
É possível que você se perceba como um tímido e, neste momento, quem sabe, possa estar à procura de uma solução para o problema. Talvez já se tenha decidido a eliminar esse empecilho entre você e a realização de suas metas mais desejadas.
Vencer a timidez significa recuperar a autoconfiança para, de forma desembaraçada, comunicar-se com o outro em qualquer tipo de relacionamento: social, profissional, econômico, familiar, ou o que for. Você não deseja isso?
A elaboração da timidez se dá por meio de processos psicológicos, utilizando a Neurolinguística e ferramentas da arteterapia teatral, em que se trabalha a relação com o outro, fazendo aflorar a capacidade de se manter no presente, em vez de avançar nas suposições de um futuro duvidoso ou de um passado que não precisa mais de se repetir. A arteterapia teatral utiliza jogos dramáticos, técnicas de improvisação, dinâmicas de desinibição, e expressão corporal. Aliado às ferramentas da PNL, o teatro se constitui como um meio seguro de se eliminar a timidez de uma vez por todas, permitindo ao indivíduo uma expressão eficiente e elevado grau de autoestima. É o que se pode chamar de mudança radical, transformando as pessoas em autênticos vencedores.

E você? Quando é que vai realizar essa transformação? 

*Marlene Monteiro é Psicóloga, Psicoterapeuta e Hipnóloga, Master e Trainer em PNL, com certificação internacional, e membro da Comunidade Mundial de Programação Neurolinguística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários é de grande valia.