segunda-feira, 25 de julho de 2016

MANIPULAÇÃO E VAMPIRISMO


Psicóloga Marlene Monteiro*

Um tipo de gente a que todos nós podemos estar sujeitos são os manipuladores. É preciso ter muito cuidado com eles, pois sua principal característica é serem sutis a tal ponto que, quando percebemos sua presença, eles já se instalaram junto de nós para usufruir sem esforço de tudo o que somos e temos.
A maioria deles sabe como detectar nossos pontos fracos em pouquíssimo tempo e, imediatamente, usá-los contra nós. Astutamente convencem-nos a fazer algo ou a desistir de algo de modo a servirmos aos interesses deles. No trabalho, nas situações sociais e nas familiares, uma vez tendo tirado alguma vantagem de nós, provavelmente vão repetir a violação numa sequência permanente, até o momento em que coloquemos um fim à exploração de forma clara e definitiva.
Isso é a pura verdade. Foi o que vivi na própria pele e, felizmente, tomei a atitude correta, demolindo tal situação. Agora estou a colher os frutos de minha feliz iniciativa.
As causas da manipulação crônica são complexas e profundas. Mas, independentemente do que impulsione o indivíduo a ser psicologicamente manipulador, não é fácil quando você está no outro lado, recebendo a agressão.

O menos fácil é identificar e filtrar os parasitas manipuladores, que se alimentam da energia, da luz, do sucesso da vítima.
A manipulação é uma forma de vampirismo em que o parasita busca sugar o que a vítima tem de melhor. O que eles querem é exatamente o que falta neles.
Trata-se de um perfil de pessoa que inveja sua garra, sua moradia, seus pertences, seus relacionamentos, seu sucesso financeiro ou profissional, sua liberdade, sua alegria, seu equilíbrio emocional, ou seja, sua inteligência de gerir a vida.
Quando sentir que alguma dessas funções da sua vida, que inteligentemente você construiu, está começando a se desmontar, fique alerta. Comece a prestar atenção: com quem é que você tem convivido diariamente a seu lado? Quase sempre, para se manter no controle da situação, será alguém que o critica em excesso ou — pior ainda! — que o elogia demasiadamente.
Afaste-se rapidamente. Corte o vínculo, se possível com um “não” drástico, porque o perfil do parasita manipulador é fazer de conta que nada aconteceu, sempre fingindo que é seu melhor amigo ou companheiro. São agressivos com cara de bondade e bonzinhos. Têm uma habilidade incrível de cegar as pessoas e de convencê-las de que são seu melhor amigo, e de que você sem eles não sobrevive, quando na verdade é o contrário.
São muito inteligentes na manipulação, especialmente ao colocar as pessoas como dependentes deles, principalmente no campo afetivo, porque são distímicos. Detalhe: quando descobrem que você está percebendo a exploração, de imediato começam a caçar uma nova vítima e ainda usam você para enciumá-la, levando-a a entender que são pessoas de valor, porque alguém muito importante os valorizava.
O interessante é que o perfil do parasita manipulador nunca suga outro parasita manipulador, só vampiriza perfis de sucesso. Ele não vê as pessoas. Relaciona-se com o sucesso delas, com a utilidade que elas lhe podem oferecer. Na Psicologia são definidos como indivíduos desprovidos de afetos, são gélidos. E nas relações humanas as pessoas são por eles consideradas como objetos.
São muitas as características dos parasitas manipuladores e dentre elas não podemos descartar as doenças mentais, as dependências químicas, alcoólicas e emocionais. Noutra oportunidade discorreremos mais sobre o assunto.

*Marlene Monteiro é psicóloga, hipnoterapeuta, master e trainee em PNL com certificação internacional.



quinta-feira, 21 de julho de 2016

Marlene Monteiro*
É comum que as pessoas tenham muitas dificuldades para fazer apresentações em público. Estudam, planejam, imaginam-se apresentando-se com sucesso e, no final das contas, fazem isso muito mal, pois suas ações são dominadas pela insegurança de quem está realizando algo que nunca aprendeu a fazer. Nunca aprendeu, porque nunca lhe ensinaram!
O grande causador de tudo isso são, habitualmente, os bloqueios e traumas originados na infância, gerando transtornos psicológicos capazes de neutralizar ou mesmo anular qualquer tentativa de sucesso numa apresentação pública seja ela qual for. Some-se a tudo isso a imposição de uma cultura baseada na culpa e na noção de erro – e todo erro atrai inevitavelmente o castigo!
Daí nascem as fugas de apresentar-se perante outras pessoas, seja na escola, na igreja, no clube ou em qualquer situação. O medo se manifesta sob a forma de nervosismo, ansiedade, o clássico “deu um branco”, associado com efeitos fisiológicos tais como o suor frio, os tremores, o desequilíbrio e o “ frio na barriga”.
Às vezes o indivíduo não foge. Ele enfrenta bravamente a situação e, em consequência, faz uma apresentação recheada de hesitações, gagueira e insegurança total, que ele transmite a sua plateia ou a seu ouvinte, com absoluto insucesso da comunicação. Outras vezes, na hora agá, sua autodefesa o deixa totalmente “congelado”, isto é, ele não é capaz sequer de pronunciar uma palavra ou emitir um simples gesto.
Tudo isso reforça os bloqueios, os medos e, então, a autoestima vai caindo cada vez mais e mais, até chegar ao ponto em que o indivíduo terá incontáveis limitações para tudo: tirar uma carteira de motorista, realizar provas na escola, enfrentar vestibulares e outros concursos públicos, em especial aqueles que exigem provas orais ou de púlpito, como na Magistratura ou no Ministério Público. As portas de seu futuro estão trancadas!
Em vista de tudo isso, é imprescindível que se tome consciência da importância de o indivíduo se preparar para assumir plenamente sua existência, apresentando-se com desenvoltura diante das situações oferecidas pelas circunstâncias da vida numa sociedade, como a nossa, cada vez mais competitiva. Em nossas mãos está o nosso futuro e o de nossos filhos, e também a chave com que poderemos abrir – ou obstruir – os nossos caminhos e os deles.
*Marlene Monteiro é Psicóloga, Psicoterapeuta e Hipnóloga, Master e Trainer em PNL, com certificação internacional, e membro da Comunidade Mundial de Programação Neurolinguística.

terça-feira, 19 de julho de 2016

Liberte-se da timidez


Workshop para tímidos de carteirinha 17/12 e 18/12/16

DÊ CORPO À SUA EXPRESSÃO: ESTEJA EM CENA MOSTRANDO SEU SABER. O CÉU É O LIMITE! 
Técnica de teatro e de Programação Neurolinguística para vencer a timidez.

CRENÇAS NA VISÃO DA PNL
“Crenças negativas funcionam como profecias auto realizadoras. Criam destino psicológico, inibem nossas ações e trazem transtornos para nossas vidas. Não importa se elas são verdadeiras ou não. Operam como um comando para o sistema nervoso e a conexão mente-músculo. São de ação inconsciente.” (Dilts)
 “A vida é uma cena de teatro”. (Shakespeare)
Como conectar-se com a autoconfiança e ter uma verdadeira presença nas apresentações públicas: Entrevistas de emprego, reuniões, falar em público, improvisação.
Desiniba o que inibe você. Praticamente todas as inibições são produzidas a partir de emoções retidas nas memórias, principalmente da infância e da adolescência, ou das modelagens de pais tímidos.
O curso destina-se a todas as pessoas que queiram ter autoconhecimento e mudar conceitos, valores e crenças negativas distorcidas e aprendidas por engano a respeito de si mesmas.
Conteúdo:

·         Desenvolver sua autoconfiança
Ultrapassar as auto-apreensões.
Experimentar o bem-estar corporal da confiança em si mesmo.

·         Aperfeiçoar sua presença
Encontrar seu lugar no espaço.
Estar consciente do seu corpo para ganhar em presença.
Utilizar a improvisação como recurso para manter-se no presente.
Desenvolver a habilidade de agir no instante presente.

·         Tornar suas emoções úteis
Conectar-se com as emoções e aceitá-las.
Sentir e transmitir suas emoções.
Utilizar suas emoções para uma comunicação viva e convincente.

·         Ampliar sua expressão
Desenvolver sua observação e escuta para criar um clima de cumplicidade.
Cultivar seu potencial de simpatia para estabelecer um verdadeiro contato.
Sustentar seu “papel“ para melhor gerenciar a situação.

·         Cultivar sua auto-observação
Utilizar a cena teatral para explorar relações menos fáceis ou desejos contraditórios.
Permitir a reflexão das suas ações através da representação de situação complexa.
Socializar seu próprio conflito, “Ensaiar” a mudança desejada.

METODOLOGIA:
Teoria e prática

CARGA HORÁRIA:
·         18 horas
·         8:30 às 19:00  horas (9 horas sábado + 9 horas no domingo)
·         Sábado e domingo
·         Coffee break (manhã e tarde)
·         Almoço por conta do aluno próximo ao local do curso.

                                          31 3491-5122 / 31 3491-2866 / 31 8213-2328
WHATSAPP  31 8471-6944 / 31 9419-1486
www.facebook.com/marlenemonteiro.curso



Workshop para tímidos 

Arte terapeuta e atriz Vanessa Monteiro da Mota Psicóloga Marlene Monteiro 

de carteirinha
Arte terapeuta e atriz Vanessa Monteiro da Mota
Psicóloga Marlene Monteiro
20 e 21 de dezembro de 2014
Workshop para tímidos de carteirinha
Arte terapeuta e atriz Vanessa Monteiro da Mota
Psicóloga Marlene Monteiro
20 e 21 de dezembro de 2014

quinta-feira, 14 de julho de 2016

O parasita manipulador de energia
O menos fácil é identificar e filtrar os parasitas manipuladores, alimentadores da energia da luz do sucesso da vítima. . È um perfil de pessoa que invejam sua garra, sua moradia , seus relacionamentos,seu sucesso financeiro,sucesso profissional, sua liberdade, sua alegria. Seu equilíbrio emocional, ou seja sua inteligência de gerir a vida.Quando sentir que alguma dessas funções da sua vida que inteligentemente estruturaste começar a desmontar ,cuidado comece a prestar atenção,com que estais a conviver diariamente do seu lado, quase sempre estão te criticando excessivamente ou elogiando excessivamente.Afaste rapidamente, corte o vínculo se possível com um Não drástico, porque o perfil do parasita manipulador e fazer de conta que nada aconteceu, sempre fingindo que é seu melhor amigo ou companheiro. São agressivos com cara de bondade e bonzinhos. Eles tem uma habilidade incrível de te cegar e te convencer que é seu melhor amigo e que você sem ele não sobrevive, quando na verdade é o contrário. São muito inteligente na manipulação, principalmente te colocando como dependente deles, principalmente afetivo, porque são distímicos. Detalhe quando eles percebem que você está sacando a sugação de imediato começam a caçar uma nova vítima e ainda usa para fazer ciúme na mesma dando a intender que ele é uma pessoa de valor, porque alguém de muito valor o valorizava.O interessante que o perfil do parasita manipulador nunca suga outro parasita manipulador, só perfil de sucesso. Ele não vê a pessoa, se relaciona com o sucesso dela na utilidade que pode oferecer.Na psicologia são pessoas desprovida de afetos, são gélidas e as relações humanas são tratadas como objetos.
Psicóloga Marlene Monteiro de Oliveira
www.marlenemonteiro.com.br