sábado, 13 de fevereiro de 2016

AUTOAJUDA FUNCIONA?
A resposta é sim. Funciona e muito bem! Aliás, ninguém pode ajudar você, a não ser você mesmo. Isso são verdades que não há como negar.
Entretanto, as pessoas se queixam de que compram aqueles livrinhos que prometem maravilhas, devoram-nos num piscar de olhos e ficam a esperar milagres que, naturalmente, acabam por não acontecer.
Tal fato se deve a dois porquês principais: o primeiro é que para se ajudar você precisa passar por uma transformação em seu jeito de pensar, o que o levará a novos jeitos de agir, causas novas provocando efeitos novos — isso não acontece da noite para o dia. Portanto, não se podem esperar milagres, mas consequências novas resultantes de novos fatores, o que leva algum tempo.
O segundo porquê é que os escritores de autoajuda, na maioria, estão mais interessados em se autoajudar do que aos outros. Quase sempre seus livrinhos são sínteses de teorias verdadeiras e eficientes acerca de o que se deve fazer. Mas, apesar de apontar corretamente o que é importante realizar, eles não lhe contam como concretizar isso. E o como é o mais importante em toda essa história.
É nesse cenário que acaba por surgir a Programação Neurolinguística que, sem promessas mirabolantes, mostra o caminho a ser seguido para a verdadeira autoajuda. Sem ilusões, sem enganos. Não se trata de passar a chamar seu carro de semivelho ou seminovo. Na verdade ele é um carro usado, não mais nem menos do que isso.
Para começar, a PNL nos traz autoconhecimento. Ela nos leva a enxergar-nos como de fato somos, o que nos conduz ao restabelecimento da autoestima. Ela oferece também uma série de modelos novos e técnicas para agir de forma a atingir as metas estabelecidas. Sem devaneios inúteis, sem autoilusões. E ela nos ensina como repensar nossos valores, nossas crenças, o que permite a reconstrução de nosso mundo interior. Daí resulta uma relação intrapessoal nova, levando-nos a melhorar todas as  relações com o mundo exterior: com os familiares, com clientes, com o dinheiro, com tudo enfim.
Esse é o caminho da autoajuda verdadeira. Não acontece da noite para o dia, não visa a arrecadar centavos para nenhum escritor nem pretende enriquecer editores. Não faz e, por isso, não promete milagres, mas oferece um roteiro seguro para a busca racional de mais qualidade em nossas existências, com mais satisfação pessoal e profissional.